segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Caderneta de poupança ainda é a primeira escolha do pequeno investidor

Caderneta de poupança ainda é a primeira escolha do pequeno investidor brasileiro, segundo o website 24horasnews.com, mesmo após a mudança na sua forma de rentabilização. Segundo especialistas, isso se deve ao fato de que esta ainda é a opção de investimento mais fácil, segura e popular.

Apesar da pressão que o governo vem fazendo com o intuito de mover o pequeno investidor para outras opções de investimento que podem ser mais rentáveis - para os interesses do governo, claro - , muitos ainda preferem o reduzido rendimento da caderneta de poupança a investir em outras opções em que possuem menor conhecimento.

Trata-se de um conhecimento popular, arraigado na mente das pessoas, que a caderneta de poupança é uma opção segura, e mesmo que a mesma possa até mesmo não superar a inflação, tomará algum tempo para que as pessoas comecem a procurar outra opção.

DICA: Apesar de ser considerada por muitos como uma opção sem riscos, há alguns riscos na caderneta de poupança, mas atualmente o maior risco é o de seu rendimento médio não superar a inflação, o que pode provocar perda de seu poder aquisitivo.
Além disso, a caderneta de poupança ainda pode ser interessante como um instrumento para "guardar o dinheiro" para proveito futuro - que é a razão da existência da mesma.

Então, se quando alguém fala em investimentos financeiros a primeira coisa em que você pensa é na caderneta de poupança, não se culpe, pois você está reagindo de forma similar à maior parte da população. E se você possui menos de R$ 50.000,00 para investir ou pretende manter tal investimento por um prazo máximo de um ano, então esta realmente pode ser a melhor alternativa para você.

DICA: Se você deseja investir em novas opções, a primeira coisa que deve aprender é que toda opção de investimento sempre possui riscos, mesmo a caderneta!
Uma opção para quem está a investir, então, pode ser aliar a confiança na caderneta de poupança à rentabilidade do mercado de ações, isto é, mantendo parte de seu capital em um e parte em outro. Só lembre que não deve investir pesadamente em algo que não conheça e você deveria estudar não somente o mercado de ações como um todo, mas também as empresas em que deseja investir, conhecendo seu histórico e panorama atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário