segunda-feira, 5 de abril de 2010

Comparando a caderneta de poupança com outros investimentos

Como todos nós sabemos, há diversos tipos de investimentos financeiros: caderneta de poupança, certificados de depósito bancário, fundos de investimento, forex trading, mercado de ações, títulos públicos, etc. Há muitos tipos e não é viável aplicar em todos eles, já que teríamos pouco capital em cada um deles, dificultando a rentabilização bem como perdendo mais dinheiro nas taxas de administração.

A solução é, obviamente, comparar cada um deles e decidir quais tipos de investimentos são mais interessantes. Atualmente, se compararmos a caderneta de poupança com outros tipos de investimentos, perceberemos que, devido ao atual estágio do mercado de ações e da taxa básica de juros, manter todo ou parte do dinheiro em uma caderneta de poupança ainda é um bom negócio.

Enquanto a taxa básica de juros (a Selic) não sobe, CDBs e outros investimentos fortemente atrelados a ela apresenta baixos rendimentos. Da mesma forma, como o mercado de ações não apresenta o mesmo desenvolvimento rápido que apresentou em 2007 (antes da crise econômica mundial) ou em início de 2009 (quando recuperando-se parcialmente da crise), investimentos em ações ou investimentos atrelados a elas (como certos fundos de investimento) acabam tendo rendimento menor que o esperado, com um risco relativamente alto ainda.

Obviamente, manter todo o dinheiro em caderneta de poupança limita muito o potencial de rentabilização. O que fazer então? Bem, pode-se mesclar pondo algum dinheiro em outros tipos de investimentos e associar a isso investimentos de outros tipos além dos famosos investimentos bancários, onde podemos talvez conseguir melhores resultados.

Claro, isso exige uma maior pesquisa a ser feita pelo investidor, mas apresentará bons resultados a quem souber aplicar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário