sábado, 22 de maio de 2010

Rendimento da Poupança em Mai/2010

O rendimento da poupança no mês de maio não conseguiu superar a inflação!

Sim, isso mesmo, o rendimento da poupança este mês não foi suficiente para superar a inflação, o que significa que quem manteve dinheiro em cadernetas de poupança perdeu parte do poder aquisitivo, isto é, se com aquele dinheiro poderia comprar o carro de seus sonhos, após este mês talvez o valor lá poupado mais os juros rendidos não sejam suficientes para pagar o carrão que tanto queria.

Calma, isso não é o fim do mundo, mas demonstra que, no ritmo atual, manter seu dinheiro em uma caderneta de poupança, caso as coisas continuem desse jeito, não será mais um bom investimento, será mais uma tentativa (um pouco frustrada) de manter o valor do dinheiro economizado.

Segundo o portal G1, o rendimento da poupança de 0,574% ficou 0,214% atrás da inflação, uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,79%.

Dica de investimento

Diante de tal situação, o pequeno e o médio investidor precisam encontrar meios de proteger o seu dinheiro. Aqueles que possuem considerável quantia aplicada em caderneta de poupança (acima de R$ 30.000,00, por exemplo) e que não precisará utilizar-se desse dinheiro nos próximos dois anos, pode aplicar aquela quantia ou mais em um Certificado de Depósito Bancário (um CDB DI, se gostar da opção) e somente resgatar o valor após o prazo de dois anos, fazendo assim com que o IR que incidirá tenha a menor alíquota possível, bem como não haja cobrança de IOF, o que maximizará os seus lucros em tais tipos de investimentos.