A
caderneta de poupança é o tipo de investimento de menor risco e mais popular no Brasil. Se você perguntar a qualquer pessoa na rua é muito provável que ela até mesmo tenha ou já tenha tido em algum momento uma caderneta de poupança.
Praticamente todos os bancos oferecem esse serviço, inclusive para não-correntistas, o que pode ajudar o poupador a reduzir os gastos com taxas de serviço. Além disso, se você já possui uma conta-corrente em algum banco, pode se informar com o mesmo que muito provavelmente eles oferecerão a você uma conta-poupança (conta em que é guardado o dinheiro investido) sem custos adicionais.
Caso você tenha a curiosidade de saber como os bancos podem aplicar o dinheiro depositado em cadernetas de poupança, saiba que no Brasil eles possuem permissão para aplicá-lo somente em financiamentos habitacionais. Isso mesmo, além de investir o seu dinheiro de forma segura, você acaba por ajudar outras pessoas a terem a oportunidade de ter sua própria moradia!
O rendimento da poupança é mensal, sendo realizado no mesmo dia em que o dinheiro foi depositado, exceto para os dias 29, 30 e 31, cujo dia para o rendimento vem a ser o dia 1º do mês seguinte. Esse dia é conhecido como aniversário.
O cálculo do rendimento mensal da poupança é sempre 0,5% + TR, onde TR é a taxa referencial, uma taxa calculada a partir de outros parâmetros. Desta forma, o rendimento da poupança nunca é inferior a 0,5%. Em contrapartida, o rendimento também não é elevado (neste ano, por exemplo, até agora o maior valor foi de 0,5829%), uma vez que se trata de um investimento de baixíssimo risco.
Além disso, o
Fundo Garantidor de Crédito garante até R$ 60.000,00, isto é, caso o banco em que você tenha caderneta de poupança venha a falir, você ainda será reembolsado até este valor pelo Fundo Garantidor de Crédito.