quarta-feira, 16 de março de 2011

Recursos da caderneta de poupança e do FGTS não serão suficientes em três anos!

Não lembro se já comentei anteriormente aqui, mas parte dos recursos da caderneta de poupança bem como do FGTS é utilizado para financiar a habitação. Entretanto, tais recursos estão sendo utilizados quase ao extremo hoje, beirando 70% de seus estoques, segundo alguns especialistas.

Tal uso desenfreado poderá causar sérios problemas muito em breve: segundo alguns economistas, dentro de três a quatro anos os recursos da caderneta e do FGTS não mais serão suficientes para suprir a demana habitacional brasileira, o que poderá provocar sérios problemas, como:
  • Dificuldade de obtenção de financiamento ou crédito para habitação;
  • Redução dos subsídios governamentais (que geralmente se utilizam do FGTS) para o incentivo à habitação - como os descontos promovidos pelo programa "Minha Casa, Minha Vida";
  • Juros maiores sobre os financiamentos habitacionais.
Muito pouco tem sido feito no sentido de solucionar tal problema, o que torna ainda mais preocupante. As duas principais causas desse problema é o intenso crescimento populacional, que tem levado a um crescimento habitacional muito mais rápido, bem como os resgates de cadernetas de poupança, sendo que estas possuem, como consequência, o baixo rendimento das cadernetas de poupança.

E não podemos nos esquecer que estamos "às vésperas" de Copa do Mundo e Olimpíadas a serem realizadas no Brasil, o que intensificará ainda mais os financiamentos governamentais.

A situação é complicada e pode trazer graves problemas a quem necessita de tais recursos para obter sua própria moradia.

A adoção de fontes alternativas para investimento e financiamento de habitações é a principal alternativa apontada como forma de suprir tal demanda.