sábado, 20 de fevereiro de 2010

Rendimento da Poupança em Fev/2010

O rendimento de sua caderneta de poupança neste mês está bastante baixo - em vários dias foi de somente 0.5%, ou seja, TR igual a zero. :-(

É possível que próximos meses tenhamos alguma melhoria em relação ao rendimento da caderneta de poupança, mas é muito provável que o rendimento da mesma continue baixo nos próximos 30 dias.

Até agora, certificados de depósito bancário (CDB) DI também não têm conseguido grandes rendimentos e como no caso destes é necessário o pagamento de imposto de renda no momento do resgate, em minha opinião continua sendo mais interessante manter boa parte dos investimentos em renda fixa aplicados na caderneta de poupança.

Como já devem ter percebido, o baixo rendimento em poupança está presente desde início do ano passado e, pelo jeito, só retornará ao normal quando a economia estiver realmente reestruturada, mas por enquanto, ainda é uma opção razoável como investimento de renda fixa com o menor risco possível.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O que é a caderneta de poupança?

A caderneta de poupança é o tipo de investimento de menor risco e mais popular no Brasil. Se você perguntar a qualquer pessoa na rua é muito provável que ela até mesmo tenha ou já tenha tido em algum momento uma caderneta de poupança.

Praticamente todos os bancos oferecem esse serviço, inclusive para não-correntistas, o que pode ajudar o poupador a reduzir os gastos com taxas de serviço. Além disso, se você já possui uma conta-corrente em algum banco, pode se informar com o mesmo que muito provavelmente eles oferecerão a você uma conta-poupança (conta em que é guardado o dinheiro investido) sem custos adicionais.

Caso você tenha a curiosidade de saber como os bancos podem aplicar o dinheiro depositado em cadernetas de poupança, saiba que no Brasil eles possuem permissão para aplicá-lo somente em financiamentos habitacionais. Isso mesmo, além de investir o seu dinheiro de forma segura, você acaba por ajudar outras pessoas a terem a oportunidade de ter sua própria moradia!

O rendimento da poupança é mensal, sendo realizado no mesmo dia em que o dinheiro foi depositado, exceto para os dias 29, 30 e 31, cujo dia para o rendimento vem a ser o dia 1º do mês seguinte. Esse dia é conhecido como aniversário.

O cálculo do rendimento mensal da poupança é sempre 0,5% + TR, onde TR é a taxa referencial, uma taxa calculada a partir de outros parâmetros. Desta forma, o rendimento da poupança nunca é inferior a 0,5%. Em contrapartida, o rendimento também não é elevado (neste ano, por exemplo, até agora o maior valor foi de 0,5829%), uma vez que se trata de um investimento de baixíssimo risco.

Além disso, o Fundo Garantidor de Crédito garante até R$ 60.000,00, isto é, caso o banco em que você tenha caderneta de poupança venha a falir, você ainda será reembolsado até este valor pelo Fundo Garantidor de Crédito.